Criar um Site Grátis Fantástico
NT Entrevista - CAPSIZE - Canal THE CAPSIZE
NT Entrevista - CAPSIZE - Canal THE CAPSIZE

 

NT - De onde surgiu o nome Icapsize ? 

CAP - Poutz, é uma resposta bem nerd “das antigas”. Capsize é uma carta do jogo “Magic”. Um jogo de cartas (deck) que jogava há mais de 10 (dez) anos.  E que se enquadra perfeitamente na essência do Canal. Explico:

Capsize é uma expressão americana utilizada quando um Barco está de ponta-cabeça, ao contrário. Então Capsize pode ser considerado algo como se fosse ao contrário do “normal”. Isso é perfeito, pois, fora do youtube, minha é completamente diferente, principalmente no quesito irreverência e responsabilidade. 



NT - De onde vem a paixão por Games ? Qual foi seu primeiro video-game? 

CAP - Sou da época do Macintosh e do Mega Drive, cresci em uma região que tive a felicidade de crescer com uma quantidade gigantesca de amigos próximos. Era comum nos reunirmos na casa de um 1 para jogarmos jogos, aquela competição para “dominar” o controle era muito divertida. Também tenho um irmão mais velho, então existia uma rivalidade natural para ver quem era o melhor, o que me fez “investir” mais ainda nos games.

 

NT - Qual foi o primeiro jogo que você lembra ter zerado? 

CAP - Acho que foi Alex Kidd (com a ajuda do meu irmão)



NT - Sua paixão por Fifa vem da paixão por futebol na vida real? Sempre jogou jogos de esporte ? Qual o seu time de futebol no Brasil ? Pode nos abrir essa informação ??? 

CAP - Acredito se quiser mas foi o contrário, a proximidade com o jogo trouxe a aproximação com o esporte na vida real.Eu, de essência, era jogador de FPS (first person shooter). Tinha patrocínio na época do Counter-Strike e do DOD (day of defeat), tive até convite para jogar fora do país, mas meus pais não deixaram (com razão, pois não tinha nem 14 anos).

Depois dos jogos de PC eu comecei a curtir os jogos de Call of Duty e fiquei nele até meados de 2011 quanto então após assistir vídeos de pessoas como o SAM5000 (jogava muito COD e depois ficou focado no Fifa) eu comprei o Fifa 12, meu primeiro jogo de futebol depois do Wining Eleven.

Foi amor à primeira vista.

Depois de conhecer o futebol virtual, comecei a conhecer melhor o futebol real e, atualmente, acompanho quase todas as ligas.

Eu sou Corinthiano desde sempre, mas sou um torcedor mais “pé no chão”, torço pelo meu time e não gosto quando ele perde, mas não daria, literalmente, o sangue por ele (briga de rua, simpatia, macumba, promessa, etc). 



NT- No seu canal, no comercinho, os vídeos eram de outros games como COD, acreditamos que no Fifa 12 onde vimos o tutorial, o seu canal começou a crescer, pra você como você começou a ser reconhecido como o "professor" de Fifa no Youtube para os brasileiros? 

CAP - Opa, agraço o elogio. Eu diminui os vídeos de COD, pois percebi que não tinha muito o que acrescentar. Já haviam muitas pessoas fazendo vídeos de COD e a coisa já estava bem batida. Em contrapartida, quando comecei a jogar fifa, não encontrei uma única pessoa capaz de me ajudar a melhorar meu jogo. Tive que procurar auxílio nos youtubers gringos e aí que veio a ideia de ajudar os brasileiros que tinha o mesmo problema que eu, quando comecei.



NT - Sentimos uma evolução entre Fifa 12, Fifa 13 e Fifa 14. Uns adoraram outros não, comparando os três qual o seu parecer final sobre o Fifa 14 ? 

CAP - Nos quesitos, gráfico, layout, estabilidade e inovação, o Fifa 14 é de longe o melhor fifa. Porém parece que eles focaram muito no ataque e esqueceram da defesa. Infelizmente é comum vermos lances aburdos – sem precedentes na vida real – aconteceram com zagueiros excelentes.

Eles mudaram a mecânica do jogo no fifa e, ao meu ver, o próximo fifa irá beirar a perfeição.

Eu gosto muito do fifa14, porém impossível dizer que não é frustrante sofrer um gol de cabecio “Y” de um adversário que teve pouquíssimas chances de gol. Mas até aí, isso é muito comum na vida real.



NT- Vimos seu Unboxing do PS4 qual foi a sensação de jogar Fifa 14 pela primeira vez nessa nova plataforma ? 

CAP - Incrível, a evolução foi estilo VHS -> DVD, um salto muito grande. Fiquei perplexo com a evolução. Ainda assim, acredito que tenha sido um pequeno passo, pois o fifa 14 foi adaptado para o PS4 e não feito para ele. O próximo fifa, que será feito já considerando a nova geração deverá ser espetacular.

 


NT- Você vê essa 8 geração de Videogames ser talvez a melhor e mais promissora de todas ? Você acha que hoje por causa das mídias sociais o jogador tem mais voz ? Hoje somos capazes de fazer com que a grandes empresas de jogos mudem os jogos e evoluam se não acharmos que esta adequado? 

CAP - Sem dúvida nenhuma as empresas estão “ouvindo” os gamers por meio dos grandes ytubers. Exemplo clássico e próximo foi o que ocorreu com a falta de “Peles” no mercado do Xbox. O youtube Nepenthez começou a causar um tumulto nas redes sociais e, no dia seguinte, apareceram 3 no mercado.

Vale lembrar que diversos youtubers “gringos” são convidados para testar o jogo antes dele ser lançado. O convite certamente não é por mera cordialidade, as empresas sabem que uma resposta positiva de um grande youtuber pode ser a diferença entre comprar o seu jogo ou o da concorrência.


NT - Quais são os Youtubers que você segue e que te agradam ? Qual o conteúdo que te chama atenção de Games no Youtube ? 

CAP - Sou muito criterioso quando o assunto é youtube. Quando acesso o site eu procuro duas coisas: aprendizado e/ou entretenimento. Por exemplo: KSI é um ytuber que consegue entreter, porém ensina muito pouco ou quase nada. Já o Fifaralle e o AIRJapes são ytubers que ensinam bastante (ainda que só observando). 



NT - O que podemos esperar no seu canal em 2014 ? Mais Fifa ? Mais 2K14 ? Já pensou em voltar no tempo e jogar videogames mais antigos? 
Será que eu publico gostaria ? 

CAP - 2014 pode esperar muito de tudo. Pretendo trazer mais fifa, mais 2k14, mais BattleField, mais COD, além dos jogos monstruosos que estão prestes a lançar.

Na minha opinião, a receita do sucesso de qualquer canal é conseguir trazer um conteúdo que entretenha ou ajude os inscritos e, ao mesmo tempo, que seja o que o ytuber gosta de fazer.

Eu jamais postaria vídeos no canal de jogos que detesto apenas para ganhar inscritos/views, pois isso faria do canal uma obrigação. Atualmente o youtube é algo para relaxar, entreter e socializar.

Contudo, evidente que não insistiria em postar vídeos de jogos que as pessoas simplismente detestam, o ideal é ter um bom equilíbrio.

Até gostaria de fazer um “do fundo do baú”, mas preciso investir em um desktop melhor. Quem sabe em um futuro não muito distante.

 

Nerd Times agradece ao CAPSIZE pela entrevista !