NT - Como e porque você teve a idéia de criar um canal e começar a publicar diariamente suas idéias?
NM - Acredito que você esteja perguntando sobre o Canal Nilmoretto, certo?
Bom, sou jornalista e no momento da criação do canal eu trabalhava em TV, mas já estava vivendo um desgaste do formato, ansiosa por algo novo. Meu marido, Leon, já estava obtendo resultados consideráveis com o canal CoisaDeNerd e, por meio da experiência dele, enxerguei no Youtube uma chance de experimentar um jornalismo diferente do que eu fazia na TV, além de conhecer um pouco o público do site.
NT - Como Jornalista você acredita que o Youtube e uma ferramenta que pode ser usada como Laboratório para novos Jornalistas?
NM - Acredito, sim, mas tenho a compreensão de que a plataforma permite uma interação com o público mais intensa do que a de qualquer outro veículo e por isso, a experiência não pode ser tida como simplesmente um ensaio para as mídias convencionais.
NT - O que te motiva a fazer vídeos na internet?
NM - Não sei se há algo específico. Gostei da experiência, gostei da oportunidade e hoje é o meu trabalho, encaro como uma profissão. O que me motiva é o desejo de alcançar as pessoas e construir um conteúdo relevante.
NT - Vimos nos vídeos você e o Leon falando sobre Curitiba ser um polo "youtuber" do Brasil,porque?
NM - Há muita gente de peso produzindo conteúdo aqui e se estabelecendo aqui. Acredito que as condições econômicas da cidade sejam um fator favorável pra isso. O custo de vida é menor do que seria em Rio e São Paulo e há mão de obra e recursos para a produção.
NT - Falando do "Cadê a Chave". Tem uma pitada de "Os Normais" com um pouco de "Will andGrace" e ate "Friends with benefits". E Hilario, daria pra criar ate uma serie televisiva. Praonde vai o canal? com uma media 100K views por episódio, tem alguma idéia de onde levar os espectadores com suas histórias?
NM - Engraçado… Dos programas que você mencionou, só assisti a alguns episódios de "Os Normais" e nunca ia imaginar que lembraríamos Rui e Vani. O Cadê a Chave nasceu do interesse das pessoas que já acompanhavam o Coisa de Nerd e o Nilmoretto. Recebemos inúmeros pedidos de gente de todas as idades querendo nos conhecer pessoalmente, querendo vir a nossa casa, almoçar com a gente. O canal surgiu como uma resposta a esses pedidos. Não podemos chamar todo mundo pra almoçar com a gente, mas podemos fazer um vídeo que revele como seria.
Claro que há edição e sempre que há edição há construção de conteúdo, de imagem, mas, por mais que a edição ajude a criar um ritmo, o CadêaChave não é ficção. É a nossa vida ali, nossa casa, nossa bagunça, nosso humor, nossa história. Acho que essa é a fórmula do sucesso do canal, as pessoas enxergam a verdade ali. Ainda não sei quem vai levar quem a algum lugar, se nós aos inscritos ou eles a nós, mas o fato é que a caminhada tem sido muito bacana.
NT - O que o "Cadê a Chave" traz em termos de motivação profissional ? Conseguimos ver como vocês dois gostam do canal, mas nos bastidores ele ensina e beneficia alguma coisa no relacionamento de vocês?
NM - Prover conteúdo para um canal baseado na nossa rotina não é fácil, porque, como já dizemos em um dos vídeos, não somos baladeiros, não somos rueiros, festeiros nem nada. Somos caseiros e reservados, vivemos na internet. Ninguém quer ver vídeos de gente na internet! Então o compromisso com os inscritos do Cadê a Chave nos impele a fugir da rotina, a criar novidade e isso é ótimo não só para o nosso relacionamento. E sim, nós adoramos o canal de verdade.
NT - Quando seu canal volta ao ar? O que ele abrangera?
NM - O Nilmoretto é um canal de informação. Eu gosto da ideia inicial de contrapor versões distintas de um mesmo fato, até porque eu cresço e aprendo muito com o formato, mas notei uma dificuldade do público de assimilar essa proposta, justamente porque ela não é usual. Muitas pessoas achavam que eu era a dona das opiniões, às vezes contraditórias e que eu só estava expondo.
Experimentei o formato, mas ao fim de um ano senti que houve um desgaste natural. Estou num momento de hibernação, estudando não só um formato novo como também um leque novo de conteúdo. Enquanto não posto vídeo, tenho contatado alguns parceiros que poderão contribuir na nova fase. Ainda não posso adiantar nada, e espero que no máximo no segundo trimestre de 2014 tenhamos uma posição.
NT - Quais as suas principais influencias na Internet? Algum seriado de TV favorito ? Já mencionaram sua semelhança com Ellen Pompeo, a "Meredith Grey" de Greys Anathomy ?
NM - Estou rindo aqui. Já, já mencionaram. Eu nem conhecia o seriado e comecei a assistir de tanto que as pessoas me falavam da Meredith Grey. Fiquei fã da série, mas minha personagem preferida é a Cristina Yang.
Curto também Once Upon a Time. Sobre influencias na Internet, vejo tanta coisa que é complicado apontar alguém. Acho que tenho muito do jornalismo da TV em mim e ainda é minha maior influência.
NT - Games - Sua paixão por Games vem pra acompanhar o Leon ou tem um passado que você possa nos contar ?
NM - Passado nenhum, sou uma negação. O máximo que havia jogado no passado eram os casuais do celular. Como os jogos fazem parte do mundo do Leon, participar disso foi inevitável e eu acabei gostando também.
NT - Qual a sua dica pra quem quer começar um canal novo no Youtube? O que fazer e o que não fazer?
NM - O que fazer: começar e entender que é treinando que a gente aprimora o formato. Fale do que lhe interessa. Faça um canal pra você gostar. O que não fazer: dar muita importância aos críticos de plantão e copiar um estilo ou forçar um estilo que não é o seu.